JOGADORES PORTUGUESES NA MLS: Estes estão a «dar cartas»!

Estás à procura de jogadores portugueses na MLS? Neste artigo destacamos os 5 atletas que estão a encher o olho na Major League Soccer.

A maior parte dos jogadores portugueses sonha em atingir um clube de primeira linha europeia, com particular ênfase em alcançar a glória numa liga doméstica de alto nível, como a Premier ou a La Liga ou a Serie A, e acima de tudo, na Liga dos Campeões. Porém, dada a competitividade nestas mesmas ligas, assim como, a fase específica da carreira de cada atleta fazem com que vão para destinos mais longínquos.

Historicamente, a MLS não é considerada uma liga importante para os amantes do futebol. Porém, a junção entre a liga canadiana e a norte-americana promoveu grandes passos nos últimos anos e promete fazer expandir os seus quadros competitivos de 27 para 30 equipas nos próximos dois anos. Lentamente, mas com segurança, a ‘liga da reforma’, como é conhecida na Europa, está a amadurecer e a tornar-se cada vez mais competitiva.

Em termos de competições da CONCACAF e FIFA, os EUA e o Canadá podem ainda não ter o talento, mas na MLS existem muitos jogadores de qualidade que vêm de outras nações, como Portugal. Além do ajuste aos diferentes estilos de futebol, os jogadores precisam de se preparar para outras diferenças culturais.

No vídeo de hoje vamos conhecer 5 jogadores portugueses na MLS que estão a dar «mais cartas».

5 jogadores portugueses na MLS que estão a dar «mais cartas»

5. João Moutinho (Orlando City)

Por norma confundido com o experiente médio português que agora está no Wolverhampton, o seu homónimo também é produto de Alcochete deixando o clube na margem sul aos 19 anos em direção aos Estados Unidos da América para representar o Akron Zips.

Foi titularíssimo no campeonato universitário contando com 24 presenças e 3 golos, sendo também escolhido para a equipa do ano da competição. No ano seguinte foi primeira escolha no draft da MLS pelos Los Angels FC. É na Califórnia que se estreia na MLS fazendo 14 presenças e 1 golo antes de se mudar para o seu clube atual, numa transferência de trocar por troca com Mohamed El-Monir. Na sua estreia assistiu num cruzamento perfeito para Sacha Kljestan fazer o 1-0 final, e a 31 de Julho marcou o seu primeiro golo pelo clube num empate já ao cair do pano contra a sua antiga equipa dos Los Angels.

João Gervásio Bragança Moutinho não tem registo de presenças pelas seleções jovens portuguesas, e agora com 23 anos tem o seu passe avaliado em 800 mil euros.

Companheiro de Nani, também integrante desta lista,

4. Janio Bikel (Whitecaps FC)

Nascido na Guiné-Bissau antes de se mudar para Portugal, Janio Bikel juntou-se aos Vancouver Whitecaps em fevereiro de 2020. Antes de se mudar para a MLS, Bikel passou dois anos na Primeira Liga da Bulgária no CSKA Sofia. Foi aí que o médio criativo começou a mostrar magia no seu futebol.

Bikel faz parte do tal número de jogadores que optou pela MLS com propostas europeias menos tentadores em cima da mesa. O meio campista já jogou por 6 vezes no escalão sub-20 e 3 nos sub-19 e foi peça importante na equipa búlgara durante a sua passagem pelo clube de leste.

3. Luís Martins (Sporting Kansas City)

Continuamos esta lista de 5 jogadores portugueses na MLS que estão a dar «mais cartas» com Luís Martins.

Com 3 anos a mais no passaporte que Bikel, Luis Martins foi o último português a juntar-se a um clube da MLS, o Sporting de Kansas neste caso. O português que tem um bom registo nas seleções jovens, onde foi destaque dos sub-16 aos 21, altura em que representava o Benfica onde se estreou num jogo da Champions em 2011.

Desde então, Martins passou também pela La Liga e Segunda Divisão da Espanha, o lateral esquerdo assinou pela equipa de Kansas em 2019 num contrato a dois anos, terminando no final desta época. Até o momento, Luis Martins tem ajudado muito o Sporting de Kansas com a sua experiência tanto nas competições internas, como acima de tudo em competições continentais.

2. Pedro Santos (Columbus Crew)

Pedro Santos chegou como desconhecido e é neste momento o português mais em voga na MLS. Internacional Sub-19 por Portugal, Santos passou o início da carreira em divisões inferiores, no Casa Pia e o Leixões, antes de se transferir para o Vitória Setúbal. No entanto, foi em Braga que Pedro Santos começou realmente a dar-se a conhecer nos 4 anos que lá passou, tanto que foi uma surpresa quando cruzou o Atlântico no momento em que se aproximava do pico da sua carreira mas os dólares americanos fazerem-se valer.

O extremo português teve uma adaptação fulminante ao futebol dos States tornando-se num dos ícones dos Columbus Crew. Um ano brilhante de 2020, onde Pedro Santos se envolveu em 16 golos pela equipa com 8 golos e 7 assistências em 26 partidas, ajudando a levar sua equipa a um triunfo na MLS Cup, tornando-se assim o primeiro jogador português a conquistar a medalha de prata na América. Não foi surpresa nenhuma quando o clube americano prolongou o vinculo do português até 31 dezembro de 2021.

1. Nani (Orlando City)

Nani é, sem dúvida, um dos melhores jogadores da MLS, que ajuda a atrair a atenção para a liga, ajudando a fomentar o gosto pelo futebol e animando, por consequência, os moradores da Flórida. Todos rotulavam o português como acabado mas Nani tem sido um elemento crucial para sua a equipa desde que ingressou no Orlando City FC em 2019, embora eles ainda não tenham conquistado uma grande competição.

Nani que está agora na sua 3ª temporada na equipa da Florida depois de deixar Alvalade num regresso rápido de apenas 1 ano. Na primeira época nos States fez 12 golos em 33 jogos, e na 2ª 25 jogos e 9 golos. Com 34 anos, Luis Nani vai para a sua 4ª época na MLS como capitão e segue como um dos dos símbolos maiores do clube e da competição em si!

E para ti campeão qual é o melhor jogador português a jogar na MLS?

Artigos sobre o Futebol Português

Artigos sobre os 3 GRANDES

Artigos sobre a Seleção Nacional

Artigos sobre o Mercado de Transferências

Queres estar atualizado com os principais rumores do mercado de transferências nacional? Subscreve o MTL no YouTube e assiste aos vídeos diários!