Artigo: MOTIVO DE ROBINHO TER SIDO CONDENADO A 9 ANOS DE PRISÃO!

Recordaste desta mágico? É realmente difícil esquecer tanta magia… Robinho nasceu com dom para a bola desde cedo, o que levou o Santos a fazer milagres por ele. Valeu a pena, uma vez que Robson de Souza atingiu os maiores palcos do futebol mundial. Porém, já quase na reforma Robinho passará a pior fase da sua vida.

Fica a conhecer o motivo de Robinho ter sido condenado a 9 anos de prisão em Itália.

Em 2017, Robinho, de 37 anos, foi condenado em primeira instância a nove anos de prisão, pela participação numa violação coletiva, cometida em 2013 contra uma jovem de 23 anos, de origem albanesa, quando representava o AC Milan, decisão da qual apresentou recurso.

De acordo com a denúncia, Robinho, juntamente com outros cinco compatriotas, fez a jovem beber “a ponto de deixá-la inconsciente e incapaz de resistir” e depois teve “relações sexuais várias vezes seguidas” com ela.

O suposto crime ocorreu numa discoteca da cidade italiana. Robinho garante que é inocente e que o sexo foi consensual com a mulher.

Para o advogado da vítima, que compareceu à audiência em Roma junto com a sua cliente, é necessário que as pessoas que participaram na violação coletiva, quatro amigos brasileiros do jogador, também sejam processadas.

“O desejo da minha cliente é que a justiça seja feita”, disse ele. “Ela está emocionada e pediu para não dar declarações”, explicou.

No entanto, apesar da condenação ser agora em definitivo, Robinho não pode ser extraditado para Itália porque a Constituição Federal de 1988 proíbe a extradição de brasileiros. Além disso, o tratado de cooperação judiciária no que toca a matéria penal entre Brasil e Itália possibilita que condenados a residir no país sul-americano não sejam forçados a cumprir pena em território brasileiro.

No meio de toda a polémica, o portal ‘GloboEsporte’ publicou as transcrições das conversas telefónicas que a Justiça italiana usou para condenar Robinho, em que o jogador de futebol afirmou que não estava “nem aí” para a situação, porque “a mulher estava completamente bêbada”.

Esta é a segunda acusação por violação enfrentada pelo atleta que conta com mais de 100 internacionalizações pela seleção brasileira. Em 2009, enquanto representava o Manchester City, na Inglaterra, na cidade de Leeds, foi alvo de investigação após uma mulher ter apresentado queixa por violação. No entanto, acabou por ser ilibado.

Voltando ao caso do presente em Itália, Os juízes da terceira seção criminal, reunidos em Roma, “consideraram que o recurso interposto pelo jogador era inadmissível e que, portanto, a sentença é definitiva”, informou aos jornalistas o advogado da vítima, Jacopo Gnocchi.

Um total de quinze magistrados italianos consideraram que as acusações foram amplamente comprovadas. “O nosso desejo é que o Brasil cumpra a sentença”, ressalvou o advogado. Robinho não compareceu a nenhuma das audiências, foi condenado à revelia e se defendeu por meio de um advogado.

A sentença já não é passível de mais recursos e a execução da pena tem efeitos imediatos, mas ambos os condenados encontram-se no Brasil, país que, recorde-se, não extradita os seus cidadãos.

No entanto, as autoridades italianas ponderam apresentar um pedido formal à Justiça brasileira para que Robinho e Ricardo Falco cumpram a pena em prisões brasileiras.

Ainda assim, não podem ser extraditados para Itália porque a constituição de 1988 proíbe a extradição de brasileiros.

De acordo com o Globoesporte, também o tratado de cooperação judiciária em matéria penal entre Brasil e Itália, assinado em 1989 e ainda em vigor, não prevê que uma condenação imposta pela justiça italiana tenha de ser aplicada em território brasileiro.

Ou seja, Robinho e Falco apenas correm o risco de serem presos se viajarem para o estrangeiro e nem precisa de ser para Itália, porque se for emitido um pedido internacional de prisão e se viajarem até qualquer país da União Europeia podem ser detidos.

A vida de Robinho está arruinada isso é um facto. O Santos tem o seu contrato suspenso com o atleta enquanto se esperam por mais novidades nos próximos dias. Sendo quase certo que Robinho será preso mais cedo ou mais tarde, pelo menos essa é a nossa suposição.