JOGADORES COM UM GRANDE CORAÇÃO

Quando estás no auge da tua carreira; quando tens todo o dinheiro e toda a fama que podes imaginar, é fácil ficar cego com tanta luxúria. Contudo, hoje mostramos-te os jogadores com um grande coração que esbanjam solidariedade nas suas ações.

Mas felizmente isto acaba por ser caso raro entre os futebolistas de Hoje em dia. Onde, podemos encontrar muitos jogadores que viveram em meios pobres e mesmo chegando ao estrelato, estes craques nunca esquecerão das suas Origens. Agora numa posição melhor na vida, é muito frequente vermos estes atletas usar os meios que agora possuem para retribuir à sua comunidade, ou a qualquer outra que precisa de ajuda. 

Junta-te ao MTL e vem descobrir quais jogadores que tem tanto de talento como de grande Coração!

Didier Drogba

Com uma força física aliada a uma técnica incrível, e uma capacidade de jogo aéreo inigualável, Drogba é certamente um dos melhores pontas de lança da história recente da Premier League e do Futebol em si.

Com uns fantásticos 104 golos marcados pela equipa londrina nos seus 254 jogos. Drogba é atualmente o quarto melhor marcador estrangeiro da história do clube. Onde, foi o melhor marcador do prestigiado campeonato inglês por 2 vezes, uma em 2007 e uma outra mais tarde em 2010. Números estes que levaram os blues a conquistar uma Champions, 4 Premiers leagues, 4 taças inglesas (FA Cup), 3 taças da liga inglesa e 2 FA Community Shield.

Mas não é só talento que o costa marfinense tem para dar e para vender!

Como Carl Anka – jornalista e repórter- disse á BBC “alguns jogadores ganham troféus, outros inspiram pessoas, posto isto não seria nada de extraordinário dizer que Drogba faz os dois”. e não estava enganado. Apesar de já ser considerado um herói pelo futebol no seu país Natal, isto não bastava para o avançado, uma vez que, se acabaria por tornar literalmente o herói da Costa do Marfim, no pleno sentido da Palavra. 

Drogba já não trazia só golos para a Seleção dos elefantes!

Trouxe a paz que tanta falta fazia ao país! 

É verdade, no dia 8/10/2005, a Costa do Marfim apurava se para o campeonato do mundo de 2006 vencendo o Sudão. Mas fora dos relvados o caos atormentava o país. Decorria á 5 anos uma guerra civil e perante isto e dada a Vitória sobre o Sudão, Drogba fez algo sem precedentes. 

Pegou na equipa de imagem que estava a filmar O Jogo e levou esta até ao balneário da equipa dos elefantes. Falou então diretamente para o seu país, que estava dividido devido a tensões políticas e religiosas. 

Fez um simples apelo, mas repleto de honestidade.

Pediu a todos a todos os combatentes da guerra civil que decorria uma coisa muito simples: que baixassem as armas. Que acabassem com um conflito que tantos vitimizara.

E para surpresa de alguns, assim sucedeu. Realizaram-se umas eleições, as quais decorreram com todas as normalidades, onde não foi derramada uma única gota de sangue.

O povo costa marfinense gozava agora de um período de paz, mas como nem sempre tudo é fácil, esta era um pouco instável. Reinava a desconfiança entre o povo especialmente para com os Rebeldes e a qualquer momento poderia a tinta estalar e voltar a guerra ás ruas.

Perante isto o capitão da seleção nacional decidiu mover um jogo de apuramento para a taça das Nações africanas para uma cidade controlada pelos rebeldes: Bouaké. Apesar de ser aconselhado a não o fazer, a seleção da Costa do Marfim, lá disputou O Jogo de apuramento, jogo qual decorreu sem qualquer incidentes. A ideia que Drogba e o resto dos jogadores tiveram confirmou-se com grande sucesso: A paz estava restaurada no seu país. Agora definitivamente!

Posto isto, a 24/01/2007 Drogba foi considerado um embaixador da boa vontade pelo programa de desenvolvimento das Nações Unidas. Esta organização mostrava-se muito impressionada pelo trabalho solidário desenvolvido pelo atleta e acreditava que o seu reconhecido perfil desse para ser uma das principais Caras para todos os assuntos africanos. Também a revista time nomeu DIDIER DROGBA em 2010 como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Mais tarde em 2018, o costa marfinense é apresentado como embaixador da Organização Mundial de saúde para a saúde e desporto.

Podemos ainda destacar ações como quando este doou 3000000 de libras de um contrato que assinara com a Pepsi para a construção de um de um hospital na sua cidade Natal de Abidjan. Ou também o trabalho feito pela sua organização intitulada “fundação Didier Drogba” junto dos seus compatriotas mais desfavorecidos. É frequente vermos também o avançado em alguns jogos solidários, onde sai Toda A Gente a ganhar … em especial nós, por conseguimos ver outra vez esta lenda jogar!

Sádio Mané 

Certamente uma das figuras do futebol mundial da atualidade Sadio Mané, senegalês de 29 anos faz sem dúvida nenhuma parte desta lista.

O avançado do Liverpool conta já com uma Champions League, com uma premier League, um campeonato do mundo de clubes e uma supertaça europeia entre outros. E mesmo muito recentemente uma taça das Nações africanas da qual foi considerado o melhor jogador.

Mas não estamos aqui para falar no imenso talento que este virtuoso jogador tem. Estamos aqui para vos falar do enorme Coração que este homem carrega.

Caracterizado pela sua incrível humildade, todos nós nos lembramos de ver o senegalês com um iPhone com ecrã partido, e quando confrontado com ISTO Mané simplesmente respondeu “mas para que é que eu vou trocar de telemóvel? Este ainda funciona”. 

É muito frequente ouvirmos falar das doações feitas por Sadio Mané, como por exemplo quando este 250000£ para fundar uma nova escola tem Bambaly, a sua terra natal. Como se isto não fosse suficiente o próprio craque foi avistado no local da construção, para conferir o progresso do edifício.

Para além do mais, também doou meio milhão de libras para a construção de um hospital na mesma cidade, assim como também distribuiu 300 camisolas do Liverpool pelos habitantes e também doou 41000£ ao governo senegalês durante a pandemia. 

Muitas são as suas ações filantrópicas, que apesar de por vezes pequenas coisas, demonstram o enorme Coração de Mané: seja ajudar o staff a transportar o material para o estádio, seja a ajudar a limpar uma Mesquita, muitas são as histórias que nos inspiram pela parte do craque.

Um exemplo agora bem recente, no jogo dos quartos de finais contra o Cabo Verde,  Mané foi levado ao hospital após sofrer uma contusão. Encontrou aqui uma família que tinha o filho internado devido a um acidente grave de Mota que sofrera e aparentemente não conseguiriam pagar os tratamentos. Mal sabendo do que se passava, Mané procura no bolso e oferece imediatamente à família 400000 francos, que corresponde a cerca de 610 EUR, para que esta possa tratar o jovem.

Podemos talvez resumir tudo isto a uma máxima dita pelo próprio senegalês “Porque haveria eu de ter 10 Ferrari’s, 20 relógios de diamantes ou 2 aviões privados? Construo antes escolas, estádios, oferecemos roupas e sapatos assim como comida para as pessoas que necessitam. Na verdade, prefiro que as pessoas recebam um bocadinho da vida que me foi dada a mim”

Pois, como é que nós podemos ficar indiferentes a esta Mensagem?

E certamente continuará a ajudar aqueles que mais precisam, assim como a brilhar no relvado!

Michael Essien

Considerado um dos melhores médios do mundo na sua altura, Essien É mais um dos nomes que vamos adicionar à nossa lista. Com 2 épocas no Lyon o ganês conseguiu 2 campeonatos consecutivos assim como 2 supertaças francesas. 

Após estas 2 épocas de sonho, Essien traça agora rumo para Londres, onde assinaria contrato com o Chelsea comandado na altura por José Mourinho.

Onde orientado pelo Special one conquistou uma Premier League, uma taça de Inglaterra (FA Cup) e uma taça da liga inglesa. 

Para além do mais, este Chelsea de Mourinho ostenta a percentagem mais alta de vitorias da história da equipa de Stanford bridge, com 67% de vitorias após 185 jogos (não contando com os 73% feitos em cerca de 3 meses por Hiddink, nem os 100% com um jogo sob o comando do Inglês Steve Holland).

 Após o português ter saído do comando da equipa, ajudara a equipa inglesa a conquistar mais uma premier League, mais 3 taças inglesas e uma Community Shield (supertaça).  Assim como, quem poderia esquecer, a Champions League (em 2012)! Competição a qual que os Londrinos venciam pela primeira vez.

Destaca-se ainda passagem pelos gigantes europeus a AC Milan e Real Madrid onde esteve 2 anos e uma época por empréstimo respetivamente.

Mas para além de todo o sucesso que obteve dentro de campo, Michael Essien fora também um verdadeiro senhor fora dele. Criou a “Michael Essien Foundation”, que tem como principal objetivo a ajuda de pessoas menos privilegiadas na sua terra Natal. Assim como o fornecimento de equipamento sanitário, bibliotecas e água potável, entre outros que sejam necessários. 

Para além do trabalho realizado na sua associação, o craque ainda está envolvido numa iniciativa chamada “Reading Goals”. Que consiste num projeto que procura o desenvolvimento de hábitos literários nos jovens do seu país.

Mais um exemplo de por muito que te lembres dele como um grande jogador, é sempre melhor ser relembrado como um grande Homem!

CRISTIANO RONALDO

E como é que poderíamos fechar esta lista sem o nosso craque português?

Apesar de muitos outros jogadores contribuírem frequentemente para obras de caridade e de solidariedade social, o MTL não poderia deixar de incluir Cristiano Ronaldo nesta lista.

O nosso melhor do mundo, mesmo tendo ganho tudo ou quase tudo que existe para ganhar, mostra-se Super empenhado nas batalhas fora do campo. 

Como já sabemos, Cristiano está sempre pronto a ajudar. Qualquer que seja a causa. Fazendo dele um dos maiores e melhores exemplos para qualquer jogador e ser humano.

É difícil contabilizar o número de doações que CR7 fez ao longo dos anos para hospitais, centros de abrigo e de acolhimento. Perdemos a conta ao número de prémios individuais que este atleta ofereceu para serem leiloados em eventos de solidariedade: sejam bolas de ouro, sejam botas de ouro, ou camisolas de jogo, o melhor da história português não pensa 2 vezes quando o assunto é ajudar aqueles que necessitam.

É ótimo ver como Ronaldo, nunca se esqueceu de onde veio, nem o que passou. E, se hoje em dia está bem da vida, procura certamente melhorar a todos um pouco.

Eis um ótimo exemplo. Que acaba não só por dar bom nome aos jogadores de futebol, como eleva o nome de Portugal e dos Portugueses.

Relacionado: Subscreve o MTL no Youtube

 A esta imagem que o craque passa, só podemos agradecer.