Lendas do Passado Recente do Futebol: Onde estão agora?

Como qualquer verdadeiro adepto de futebol, e com o passar dos anos, é normal quereres saber por onde andam algumas das lendas do passado recente do futebol mundial. Provavelmente aquele jogador que tanto adoravas ver jogar e agora não fazes a menor ideia de onde ele está, se está bem, ou o que faz da vida. Nós recordamos-te!

Neste artigo iremos então investigar o que fazem atualmente algumas das maiores lendas do passado do futebol mundial.

Yaya Touré

Quem não se lembra de Yaya Touré? Fantástico médio costa marfinense que teve uma carreira cheia de sucesso. Incluindo passagens por clubes como Mónaco, Barcelona e onde é mais reconhecido, no Manchester City. Ao serviço do clube de Manchester, em 727 jogos disputados o médio conta com uns fantásticos 124 golos. 

A nível de troféus este craque leva duas ligas espanholas, uma Champions League, uma copa do rei e uma supertaça espanhola serviço só ao serviço do Barcelona.

Já no clube de Manchester, o costa marfinense idolatrado pelos «citizens» conquistou 3 Premier League, uma taça da Inglaterra e 3 taças da liga inglesa, cimentando assim o seu lugar como uma lenda do clube.

Depois de uma passagem novamente pelo Olympiakos e pela China o atleta decidiu pendurar as botas e por um ponto final numa carreira de luxo.

Foi nesta altura que o craque decidiu pendurar as botas e iniciar a sua experiência como treinador. Sem dúvida uma carreira com muita glória e que o fará entrar no baú de lendas do passado do futebol inglês.

Para isto rumou á Ucrânia onde trabalhou como treinador assistente no Olimpik Donetsk, mais tarde, partiria para a Rússia onde assumiria o cargo de Treinador adjunto do Akhmat Grozny.

Hoje em dia, Yaya continua a perseguir seu sonho de ser treinador, investindo em várias formações. Como por exemplo, mais recentemente ingressou uma formação profissional oferecida pela associação de futebol do país de Gales que forneceu formação aos futuros treinadores junto do plantel do Cardiff City.

Hoje em dia podemos acompanhar o craque nos programas da BBC sobre futebol onde mais recentemente este foi comentador desportivo para a copa africana das nações, competição que este já vencera.

Ansiosos pelo dia em que Yaya assume o cargo de treinador de uma grande equipa? Nós também!

Wayne Rooney

Mais uma das maiores lendas do passado recente do futebol inglês, e que espalhou magia na mesma cidade que Yayá Touré. É um filho prodígio e adorado por todos os adeptos do Manchester United.

Falamos pois de Wayne Rooney, certamente uma das maiores figuras da história recente do clube assim como da seleção inglesa, Rooney nos seus 559 jogos com a camisola dos «red devils» encontrou a baliza adversária 253 vezes e arrecadou uma liga dos campeões uma liga Europa 5 Premier League uma taça de Inglaterra e 4 taças da liga inglesa, assim como cinco supertaças inglesas.

Após saída do Manchester United, o rapaz inglês nascido em Liverpool rumou ao seu clube natal, o Everton. Lá viria a disputar uma temporada, antes de rumar ao EUA para jogar pelo DC United.

Agora um pouco fora do radar do futebol mundial o avançado Inglês assina pelo Derby County, onde se acaba por tornar um treinador jogador- coisa que hoje em dia não é muito habitual no futebol – onde acabou por conseguir acabar apenas um ponto acima da linha de água.

Na época atual o trabalho desenvolvido por Wayne Rooney agora apenas no comando técnico da equipa tem sido um feito notável, apesar de a sua equipa ter visto uma penalização de 21 pontos no início do campeonato, devido a problemas financeiros no clube, o plantel comandado por Wayne Rooney soma 18 pontos, estando apenas 4 pontos abaixo da linha de água.

Apesar de ter um plantel bastante reduzido e bastante jovem, esta figura maior do Manchester United está a conseguir resultados excelentes, mesmo vencendo já algumas das equipas melhores posicionadas neste campeonato.

Será sem dúvida uma das maiores conquistas se esta equipa se conseguir manter! Conseguirá Rooney fazer um dos maiores feitos da história da Championship?

Só o tempo dirá.

Lendas do Passado: George Weah

Á pergunta qual o melhor jogador africano todos os tempos? Certamente todos os liberianos e muitos outros responderiam George Weah.

O nome que não é desconhecido entre os adeptos de futebol. Este liberiano brilhou nos palcos do Paris Saint-Germain e do AC Milan, sendo ele o único jogador africano que venceu o prémio da FIFA para melhor jogador. Assim como, juntamente com Eusébio, ganhou a bola de ouro atribuída pela France football.

Este fantástico avançado conta com 290 golos marcados ao longo dos 632 jogos que disputou na sua carreira. Lá está, mais uma das lendas do passado recente, mas desta vez, do futebol transalpino.

Nos seus Palmares consta: uma liga francesa, 3 taças francesas, uma taça da liga francesa, e duas ligas italianas. Também se junta a isto uma taça inglesa conquistadas pelo Chelsea, clube o qual representou na fase final da sua carreira.

Onde hoje em dia se encontra esta a estrela do futebol mundial pode ser uma grande surpresa para alguns. Pois, é verdade…George Weah é o atual presidente da Libéria!

Esta tão acarinhada figura já tinha concorrido às eleições antes, tendo perdido estas no ano 2005, mas apesar da derrota, ainda apresentou luta, conquistando 40,6 porcento dos votos.

Mas a vida política não acabaria aqui para Weah. Este foi eleito senador de Monteserrado com 78 por cento dos votos, e também candidatou-se como vice-presidente sendo derrotado novamente pelo candidato que enfrentará nas eleições 2005.

Seria então em 2017 que finalmente a Libéria elegeria como seu presidente o seu maior astro futebolístico: George Weah!

Vencendo a segunda ronda das eleições com mais de 60% dos votos.

Assumiu o cargo de presidente a 22 de janeiro de 2018, tornando-se assim o quarto presidente mais novo de sempre da África. Traçou como principais objetivos do seu mandato o combate ao analfabetismo, a reformulação econômica e um aumento geral das condições do seu povo.

Não só isto, como o maior jogador africano todos os tempos decidiu cortar no seu próprio salário 25%, dos quais seriam usados habitação e alojamento.

Uma mudança de vida drástica mas muito nobre para também a figura.

Este craque que outra hora proporcionava tantas alegrias a todos os adeptos do futebol, agora tem como único objetivo ajudar o seu povo e tentar dar-lhes uma vida melhor!

Aqui no MTL desejamos fortemente que assim o consiga.

Petr Čech

Considerado por muitos fãs e colegas de equipa como um dos melhores guarda-redes da história, Petr Cech também optou por um surpreendente caminho após pendurar as luvas, que vais descobrir já a seguir!

O fantástico guarda-redes do Chelsea Futebol clube que tem um incrível recorde de 228 jogos sem sofrer golos, fui um dos maiores contributos para o clube londrino conquistar 4 Premier leagues, 4 taças inglesas, 3 taças da liga inglesa, 2 community shields e ainda uma liga Europa. E mas não menos importante 1 Champions league!

Mais tarde ao juntar-se acaba por se juntar ao clube rival dos Blues, o Arsenal, ajudaria estes também a conquistar duas community shields e ainda uma taça de Inglaterra.

Na hora de pendurar as luvas o fantástico guarda-redes checo, optou por não as pendurar de forma definitiva. E como uma das maiores lendas do passado do futebol a defender as suas redes, o futuro seria algo surpreendente.

É verdade, por muito surpreendente que pareça, Petr Cech ainda não iria abandonar a baliza, mas em vez de continuar numa de futebol, escolheu uma mais pequena.

O gigante checo de 1,96 metros, famoso por jogar sempre de capacete devido a uma fratura que tivera, ocuparia agora os dias como guarda-redes numa equipa de hóquei de gelo na Inglaterra, a nível Semiprofissional.

Onde não foi preciso esperar muito para ver um dos melhores guarda-redes de sempre brilhar. Logo no primeiro jogo, sim primeiro jogo, a equipa dos Guilford Phoenix conseguiu uma vitória graças a uma defesa de um penalti decisivo, por nada mais nada menos que Petr Cech.

O guardião continua ainda ligado aos quadros do Chelsea, é agora dirigente do clube, que dá conselhos a nível técnico e de performance da equipa, assim como sendo uma figura que acaba sempre por ser um embaixador do clube.

Por enquanto e no ano que faz 40 anos, Cech continua na baliza e com o seu icónico capacete.

Só que agora este é um de Hóquei, mas bem, serve na mesma!

Lendas do Passado: Eric Cantona

Fechamos esta lista de lendas do passado recente do futebol mundial com o King Eric, assim como era chamado pelos adeptos do Manchester United. Certamente um dos jogadores mais acarinhados pelos adeptos dos «red devils», um autêntico bad boy, tinha tanto de irreverente como de talento.

Sempre que tinha a bola nos pés era capaz de coisas inacreditáveis, muitas eram as vezes que do nada, o craque resolvia jogos sozinho. 

Este mágico que usava a mítica camisola 7 do clube de Manchester, sempre com o colarinho para cima – coisa que acabou por se tornar uma imagem de marca do francês -, disputou 185 jogos dos quais marcou 82 golos.

Para além de ser considerado um dos jogadores que conseguiu reviver o Manchester United como uma potência do futebol inglês. Este fantástico avançado trouxe para os Palmares do clube Encarnado 4 Premier leagues, 2 Taças Inglesas e 3 Community Shields.

Sendo que antes de se transferir para este colosso inglês, o francês jogava no Leeds United, que vivia uma das suas melhores fases de existência, sendo campeões no que seria o último campeonato inglês antes da Premier league, e vencedores também da community shield.

Já conheces o Sorare? Descobre tudo sobre o jogo de futebol fantasy aqui.

Nas duas épocas que King Eric disputou em Elland Road, foi a campo 40 vezes, contribuindo em 16 golos.

Apesar de no futebol em si Cantona ser simplesmente genial, este a nível disciplinar deixava um pouco a desejar.

Entre os muitos episódios em que foi protagonista, é sempre destacado, quando este agride um adepto em pleno jogo, com um pontapé de Kung Fu deixando o Adepto do Crystal Palace mal tratado. 

Recebeu por este momento insólito duas pesadas sanções: Das quais duas semanas de prisão, que mais tarde seriam substituídas por serviço comunitário, e uma suspensão de 8 meses de todos os palcos do futebol.

Dois anos mais tarde, e para surpresa de muitos adeptos, King Eric anuncia a sua reforma, com apenas 30 anos, causando choque em todos os adeptos do mundo.

Já fora do relvado, o francês ingressou numa carreira de ator. Já em 1998 estreou-se no cinema no filme Elizabeth.

Mais tarde entraria também em filmes como FRENCH FILM e Looking for Eric. 

Participou também numa peça de teatro que foi realizada para mulher, esta intitulada: Face au Paradis que veio a cena em 2010.

Mas bem, entre isto, o irreverente gênio francês, encontrou ainda tempo para se sagrar campeão do mundo em futebol de praia pela França em 2005, vejam lá.

Quando o talento é tanto, basta Eric Cantona meter na cabeça que queria ser campeão do mundo pela França em futebol de praia, para que a França ganhasse o seu primeiro título na modalidade. E coincidência das coincidências, «Les Blues» venceram na final a Nossa seleção, após um 3-3 no tempo regulamentar.

Relacionado: Subscreve o MTL no Youtube

Mas hey!… Pelo menos Portugal levou para casa a bola de ouro e a bota de ouro, com o nosso Madjer a marcar 12 golos.

Contudo, o futebol continua a ser dos mais bonitos capítulos na história da vida de King Eric, isso ninguém lhe tira. Assim, em 2002 é introduzido no Hall of Fame de futebol inglês, onde debaixo do seu nome consta ” este enigmático francês é um dos jogadores mais controversos da história da Premier League de sempre”.

No ano seguinte foi votado o jogador estrangeiro da década da Premier League e finalmente em 2021 é introduzido no Hall of Fame da competição. Como se isso não bastasse, o próprio Pelé considerou que Eric era parte integrante da sua lista dos 100 Melhores jogadores vivos (feita em 2004).

Ficam aqui 4 lendas do passado do futebol mundial nesta primeira rúbrica do género. E para ti, que estrelas do «antigamente» gostarias de destacar?