Os Próximos 7 Jovens a Subir à Equipa Principal do Sporting

Quem serão os próximos 7 jovens a subir à equipa principal do Sporting? Sabemos que é característico em todos os níveis de formação da Academia de Alcochete existirem jogadores de qualidade, por isso mesmo se torna difícil prever quais são os nomes que vão despoletar mais cedo para as ordens de Rúben Amorim.

Nos últimos três anos vários jogadores passaram por este nível e mais tarde fizeram a estreia na equipa principal do Sporting CP, destacando-se alguns nomes como Luís Maximiano, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes, Thierry Correia, Daniel Bragança, Miguel Luís , Matheus Nunes ou Tiago Tomás.

Considerando 31 ligas europeias de futebol, o Sporting surge no terceiro lugar da tabela dos ‘melhores clubes formadores’, ultrapassado unicamente pelos holandeses do Ajax, que lideram o ranking, e pelos ucranianos do Shakhtar Donetsk. Esclareça-se que o CIES utilizou um critério baseado em atletas que representaram os respetivos clubes durante, pelo menos, três anos, entre os 15 e 21 anos de idade, para definir estas classificações.

Desta forma, os ‘leões’ completam o pódio europeu, tornando-se na terceira equipa com mais jogadores colocados em 31 ligas principais europeias. Os atletas formados no Sporting que ocupam lugares nestas ligas são 70, um número ultrapassado apenas pelos 75 do Shakhtar Donetsk, e pelos 81 do Ajax.

Segue-se a lista com os próximos 7 jovens a subir à equipa principal do Sporting.

7. Jovens a Subir à Equipa Principal: Luís Gomes (17 anos)

Em Alcochete desde 2010, Luís Gomes é um medio com uma qualidade técnica tremenda. Um jovem muito inteligente, que procura sempre ajudar os colegas em situações ofensivas, através de passes de rutura que deixam os adversários completamente à deriva.

Apresenta uma capacidade de finalização bastante acima da média, sendo um médio ofensivo com muito faro para o golo. Gosta também de jogar descaído sobre a ala esquerda para depois procurar o jogo interior em apoio ou rasgo individual.

Ainda no último defeso de transferências, o Manchester United pressionou o Sporting a libertar o jovem mas os dirigentes leoninos conseguiram segurar o criativo. Na presente temporada, ao serviço dos juniores leoninos, leva 8 jogos e 4 golos.

Com apenas 17 anos e contrato até Junho de 2025, Luís Gomes é com certeza um dos próximos diamantes a ser lapidado na equipa principal.

6. Kiko Félix (18 anos)

Nascido em Guimarães a 1 de Maio de 2003, este prodigioso 2º avançado que o Sporting foi buscar ao Felgueiras, estreou-se com apenas 17 anos no Campeonato de Portugal pela equipa do Norte de Portugal.

Foram 1046 minutos faseados durante 23 jogos que lhe valeram o passe para a Academia de Alcochete, e logo com contrato profissional. Formado no V. Guimarães, clube que abandonou no final de 2019/20, Kiko garante que os verdes e brancos “dão o devido valor à formação”, tendo, por isso, a certeza que rumar ao leão acabou por ser “a melhor decisão”.

É com certeza um dos jovens valores que mais rapidamente irá despoletar da Academia para as ordens de Rúben Amorim na equipa principal dos leões.

5. Bruno Tavares (19 anos)

Um ponta-de-lança que atua também sobre uma das alas, com características supersónicas em termos de velocidade, mas do ponto de vista técnico, também muito evoluído. Fortíssimo no 1×1 e com aquela matreirice e panóplia de dribles sempre à mão, Bruno Tavares, teve já muito problemas pessoais, mas nada consegue apagar o talento puro deste jovem.

É também um dos nomes que há muito é seguido pelos adeptos leoninos, contudo sempre com alguma reticência em virtude dessas mesmas atrocidades que vão aparecendo na vida pessoal de Bruno.

Será este um caso de mais um Fábio Paim, ou conseguirá singrar no futebol? Deixem a vossa opinião campeões!

4. Jovens a Subir à Equipa Principal: João Daniel Santos (19 anos)

O médio criativo que é nascido na Póvoa do Varzim foi um dos destaques da Liga Revelação no ano transato.

Ele que se mudou de Vila do Conde para Alcochete durante a sua etapa de iniciado em 2015/2016. Contudo, o seu primeiro clube foi mesmo o Varzim.

Assume-se como um jogador muito vistoso do ponto de vista técnico, adicionando muita visão e profundidade à dinâmica ofensiva dos leões.

Este ano tem saltado entre equipa de juniores, sub-23 e equipa B. Deverá ser um dos próximos a saltar para a equipa principal.

Habitualmente chamado às seleções jovens do nosso país, o talentoso meio campista tem contrato com os leões até Junho de 2023.

Quem são para ti os próximos 7 jovens a subir à equipa principal do Sporting?

3. Jovens a Subir à Equipa Principal: Youssef Chermiti (17 anos)

Aquele que é considerado um dos mais prodigiosos avançados da academia, é natural de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria (Açores).

Youssef Chermiti é filho de mãe cabo-verdiana e pai tunisino. Os seus primeiros toques na redondinha dividiram-se entre o futsal, no CD “Os Marienses” e GD São Pedro e no futebol representando o ACF Pauleta.

No seu ano de estreia no Sporting ajudou logo os leões a conquistar o título de campeão distrital de infantis e nacional de iniciados. Ele que é internacional português desde 2019, pelos sub-15 e sub-16, estreou-se na temporada passada pelos sub-23 Leoninos com apenas 16 anos.

Apesar de ainda ser muito novo, possui uma estatura física considerável e uma grande capacidade de finalização, sendo prova disso os seus excelentes números nos sub-15 e sub-17 do Sporting CP. Ainda está a começar nos sub-23, mas tem um enormíssimo potencial.

Esta época integra o lote de avançados da equipa B, na Liga 3.

Queres estar a par de todas as novidades do mercado de transferências? Subscreve o nosso canal de YouTube!

2. Jovens a Subir à Equipa Principal: Nicolai Skoglund (18 anos)

A familia Skoglund oriunda de Vinterbo na Noruega, emigrou para Hong Kong após o pai ter recebido uma proposta de trabalho. Mas longe estaria ele de pensar, que o seu filho viria a ser recrutado nesse país para regressar à Europa. Mas foi mesmo isso que aconteceu!

O departamento de scouting do Sporting identificou em Phuket um talentoso avançado noruguês que jogava na Academia do Cruzeiro. Veio para a Academia integrando-se na equipa e juvenis dos leões. Desde aí que vem subindo patamares e deixando traço do seu estilo de jogo. Ele que é um jogador ímpar na formação do Sporting CP, não apenas por possuir uma nacionalidade fora do padrão para aqueles escalões, mas pela capacidade de finalização, nomeadamente no que toca ao jogo aéreo. Posiciona-se bastante bem e consegue fazer uma boa leitura do jogo.

Integra desde a época passada o plantel sub-23, apesar de ter apenas dezoito anos e tem continuado a impressionar com a sua capacidade finalizadora.

Foi, recentemente, inscrito pelo Sporting CP na Liga NOS, provavelmente já a antecipar uma estreia no futuro.

1. Jovens a Subir à Equipa Principal: Tiago Ferreira (19 anos)

Aqui está o primeiro desta lista com os 7 jovens a subir à equipa principal do Sporting.

Filho de pai futebolista, Tiago Ferreira nasceu em terras transalpinas de Reggio Calabria, numa altura em José Mamede, o seu pai, jogava ao serviço da Reggina. Toda a sua infância foi passada em Itália, e em 2010 foi convidado pelo Sporting a ingressar na Academia de Alcochete.

Um assíduo selecionado para os escalões jovens da seleção nacional, fez toda a sua carreira de leão ao peito, e após 1 época de juniores foi-lhe concedida a oportunidade de subir aos sub-23 em 2020.

No ano passado foram 18 jogos na Liga Revelação, embora acabasse a ser chamado à equipa B. Dinâmica esta que se mantém também durante esta época.

O extremo foi, provavelmente, o melhor jogador da equipa na primeira fase da Liga Revelação deste ano, assinando grandes exibições de leão ao peito. Tem um pé esquerdo diferenciado, com uma ótima condução de bola, é criativo e tem boa capacidade de drible.

Queria só deixar claro que o caso de Joelson Fernandes poderia também muito bem aparecer esta lista mas como já fez a sua estreia pela equipa principal não contou para jogo. Para finalizar campeões, na vossa opinião, qual serão os próximos talentos a emergir da Academia para Alvalade? Deixem as vossas respostas aqui em baixo.