Quais São os Riscos de Jogar Sorare?

São muitas as histórias bem sucedidas com os treinadores, porém há riscos de jogar Sorare. Aquele já ganhou 100x vezes mais o que investiu, ou o outro «guru» que levou menos de 6 meses para recuperar o seu investimento inicial e vem a lucrar desde aí.

Porém essas belas histórias não devem omitir os riscos de jogar Sorare! Porque sim, existem realmente alguns riscos para os treinadores deste belo jogo e neste artigo iremos analisá-los profundamente.

Risco Nº1 – Jogo de Sorte e Azar

Tal como qualquer outro jogo de azar, o Sorare é susceptível a criar vício e dependência. Nem todos os jogadores de Sorare se tornarão viciados, mas caso tenhas histórico de vícios com o jogo, apelamos a que reserves um tempo para refletires antes de te registares – aposta só o que podes e sem meter em risco os teus compromissos.

Risco Nº2 – Investimento Monetário

Se quiseres ganhar cartas raras e/ou dinheiro no Sorare, primeiro terás que investir algum dinheiro, quer em leilões quer no mercado secundário, onde podes fazer ofertas privadas a outros treinadores.

Devo apostar em jovens jogadores, jogadores experientes ou atletas que já estão no pico da carreira?

Cada decisão terá que ser ponderada em relação à tua estratégia de investimento, os teus objetivos de rentabilidade e uma panóplia de parâmetros que afetarão os atletas em condições especiais como lesões, transferências, forma/fraqueza, etc…

Dito isto, pode parecer mais um gestor de património do que um site dedicado ao futebol, mas na realidade é exatamente isso que terás que fazer para evitar decepções e fazer com que o teu investimento dê frutos no Sorare.

Partilho agora algumas questões que sugerem alguns dos riscos de jogar Sorare.

  • Será que estou a comprar o jogador certo?
  • Ele vai jogar regularmente?
  • Como é a sua propensão a lesões?
  • Vai ser poupado no próximo jogo?
  • O valor de mercado dele aumentará?
  • Encontrarei comprador para revendê-lo?

Serão imensas as perguntas que inicialmente te surgirão, e aparentemente, não terás solução para a maioria.

Por esse motivo, é necessário considerar o Sorare como um investimento financeiro, que pode levar a ganhos potencialmente elevados, mas também a perdas de capital.

É essencial estares totalmente ciente destes aspetos antes de te aventurares nesta caminhada de futebol fantasy.

Risco Nº3 – Sorare sempre a crescer!

Novos Campeonatos a Aparecer no Mercado

A Sorare ainda não tem nem 3 anos, mas o seu potencial de crescimento é enorme. 

Essa necessidade de crescimento, vital para a empresa, também é vital para manter vivo este mercado de colecionáveis. De fato, a capacidade da Sorare em entrar em novos mercados de negócios (China, Estados Unidos, etc.) naturalmente trará novos treinadores e, portanto, aumentará a procura. A oferta, por outro lado, está em constante crescimento com o lançamento de novas cartas.

Relacionado: Subscreve o Canal MTL no YouTube

Se a demanda não crescer o suficiente, existe o risco de desvalorização dos cartões ao longo do tempo. Por outro lado, se a demanda aumentar graças à capacidade da Sorare em atingir novos públicos/mercados, a demanda crescerá enquanto a oferta será necessariamente limitada pelo número de cópias de cada uma das cartas disponíveis, o que aumentará o valor das mesmas.

Panorama Económico Completo

A ideia não é reexplicar a teoria do livre comércio de Adam Smith, mas simplesmente entender que, se a procura não crescer, os volumes e quantidades de transações naturalmente diminuirão até atingirem um limite. E porque um número às vezes é melhor do que um longo discurso, aqui está a evolução das transaçõesvolumes de câmbio e usuários da Sorare desde junho de 2020.

Gráfico 1: Evolução do nº de treinadores no Sorare desde Novembro 2019 a 2021

No gráfico anterior, podemos ver claramente o crescimento excepcional que ocorreu em março, setembro e novembro de 2021. É notória a demanda de novos treinadores a ingressarem no jogo, principalmente no final do ano transacto.

O que é o Sorare
Regista já a tua equipa na Sorare

Risco #3: A evolução do blockchain Ethereum

No primeiro artigo sobre o Sorare, já explicamos que o jogo é baseado numa moeda criptográfica, o Ethereum.

Evolução do preço do Ethereum desde a sua criação. Fonte: courscryptomonnaies.com

Como a grande maioria das criptomoedas, o Ethereum não é regulamentado e conta com a mesma lógica de oferta e procura. O resultado, é extremamente volátil e provavelmente aumentará e diminuirá drasticamente dependendo de fenómenos e eventos que afetam o mundo das criptomoedas. 

Por exemplo, na criptomoeda Bitcoin, um simples tweet de Elon Musk (CEO da Tesla), foi suficiente para fazer o preço saltar 4% em poucas horas. Além das transações no Sorare, a evolução da criptomoeda terá impacto direto no valor da tua carteira devido à evolução do preço da Ethereum.

Risco #4 : Tempo, um risco que não deve ser subestimado

O tempo é uma variável que não deve ser subestimada no Sorare. De fato, se investires em jogadores muito jovens, poderás ter que esperar dois ou três anos antes de poder esperar um lucro desse investimento.

Mais do que isso, a realidade do Sorare pode não estar alinhada com o teu dia a dia, no qual podes mobilizar negócios mais rápidos. Vender os jogadores demasiado cedo ou precocemente face ao seu valor de mercado em relação à performance, pode resultar em lucros diminutos ou percas nas transações.

O tempo é um elemento fundamental a considerar na tua estratégia de investimento e nos objetivos de rentabilidade. Portanto, tem cuidado para não te apressares a vender antes do tempo e, mais do que isso, quando tomas as tuas decisões. Para isso, aconselho a utilização do SorareData para aferires a evolução do preço dos jogadores ao longo do tempo.

Evita surpresas desagradáveis, sempre atento!

Lucros elevados sem risco? Muito difícil e a Sorare não é exceção. Existem riscos de jogar Sorare dos quais precisas de estar bem ciente. 

O essencial passa então por ter uma visão clara da tua estratégia de investimento e dos objetivos de rentabilidade desde o início e mantém-te atento a todos os eventos relacionados com o jogo (preços de éter, notícias, comunicados de imprensa, etc.) para reagires rapidamente, caso necessário!

A informação é essencial no Sorare. Se ainda não estás registado no Sorare, proponho começares por descobrir o que é o Sorare e evitares as primeiras armadilhas que podem prejudicar a tua experiência.

O próximo post do blog vai dar-te a conhecer 3 métodos secretos para conseguires ganhar cartas grátis no Sorare.

Vemo-nos em breve.

O que é o Sorare